top of page

Sugestões para a Semana do Sapateado e Festival de Dança 2016

  • Maria Moema Alves Guimarães
  • 13 de set. de 2016
  • 3 min de leitura

Araraquara, 01 de abril de 2016

À Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara e FUNDART

Eu, Maria Moema Alves Guimarães, titular da Dança no Conselho Municipal de Cultura de Araraquara venho por meio desta apresentar nossas sugestões para a Semana do Sapateado 2016 e Festival de Dança de Araraquara, resultado de seis (6) encontros com professores, estudantes, com a RADAR- Rede das Academias de Dança de Araraquara e Região, com a diretora da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, bailarinos autônomos e entusiastas da área. Nos meses de dezembro de 2015, janeiro, fevereiro e março de 2016. Além disso, conversei com os programadores responsáveis das Artes Cênicas do SESC e SESI reafirmando as parcerias para a dança. Minha intenção era propor um espaço democrático, cujos envolvidos pudessem elaborar ideias e ações de maneira eficiente e mais adequadas para o nosso cenário cultural.

Se trata de uma lista de sugestões, que poderá ser acatada por completo, em partes ou não pelos órgãos municipais competentes. Gostaria de agradecer imensamente a oportunidade de cumprir meu papel de membro do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara, sendo uma ponte entre a Secretaria e os artistas da dança.

Acertamos nossas sugestões da seguinte forma:

SEMANA DO SAPATEADO

Poderá ser realizada exclusivamente no Teatro Municipal de Araraquara nos dias 23,24 e 25 de maio de 2016.

23 e/ou 24 de maio de 2016

Workshop de Sapateado (2 horas de duração) com profissionais convidados de outras cidades, seguida de apresentação do mesmo.

Artistas sugeridos: Juliana Garcia (Riberão Preto),

Renata Delfina da Cia. Pé na Tábua (Riberão Preto)

Steve Harper (Rio de Janeiro)

25 de maio de 2016

Encontro dos Sapateadores de Araraquara no palco do Teatro Municipal, uma espécie de aula aberta reunindo alunos e professores. Apresentado por Renata Crespi e Sandra Drouet. Ministrada por Ana Karla Marconato (Art Dance), Bruno Vinícius (Talento), Daniela Perez (Ballet Renata Crespi), Lídia Duarte (Grapevine e Ritmus), Janaína Marcatto (Núcleo Renata Pestana), Aline Miranda (Art Company).

Os professores e os artistas convidados deverão receber cachê de acordo com suas funções. Maneira real de reconhecimento do trabalho executado.

FESTIVAL DE DANÇAS DE ARARAQUARA

Para este ano usaremos a data regular em setembro, mas gostaríamos que a partir de 2017 o Festival fosse realizado em finais de abril, durante as comemorações do dia internacional da dança (29 de abril), assim aproveitaremos a distância com preparativos dos espetáculos de final de ano das academias.

Precisamos de bastante antecedência em relação à divugação das datas para organizarmos trabalhos para editais e agendamento de horários junto aos alunos das academias, garatindo a plateia de estudantes de dança e suas famílias.

Nas últimas edições a dança contemporânea teve mais destaque, afastando interessados em outras linguagens, então propomos compor o festival em quatro (4) grandes áreas da dança: Danças Cênicas, Danças Urbanas, Danças Tradicionais e Dança-Educação. Nosso objetivo é afirmar a pluralidade, fomentando sua diversidade e acesso de maneira abrangente.

Por seu aspecto plural, gostaríamos também de estender o Festival para vários espaços da cidade, tais como: Teatro Municipal, Teatro Wallace Leal, Casa da Cultura, Palacete das Rosas, Praça Santa Cruz, Praça da Av. La Salle, Bibioteca Municipal, Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, SESI, SESC, Museus, Escolas e outros.

Podem-se apresentar alunos adolescentes e adultos das academias e escolas (Mostra Amadora), profissionais locais (através de editais nos moldes da Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa) e artistas convidados poderão ministrar wokshops.

Artistas sugeridos: Mimulus Cia de Dança (Belo Horizonte);

Cia Brasileira de Danças Clássicas (São Paulo);

Grupo Raça (São Paulo);

Discípulos do Ritmo (São Paulo);

Betty Gervitz (São Paulo);

Caleidos Cia de Dança (São Paulo)

Os dias poderão ser divididos em: 2 dias de apresentação de estudantes e amadores no Teatro Municipal, 1 dia para selecionados no edital, 3 dias para artistas convidados e 1 dia para os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.

Gostaríamos de realizar um encontro de BBoys e BGirls locais na praça da Av. La Salle, onde fica o Memorial do Imigrante Japonês (espaço já tradicional das Danças Urbanas). E uma Rave de Salão na Praça Santa Cruz. Para tanto precisaremos de DJs conhecedores das particulariedades da Dança de Salão e das Danças Urbanas.

Artistas convidados e selecionados pelo edital deverão receber pagamentos por serviços prestados, com exceção dos artistas amadores e estudantes.

Mais uma vez gostaria de agradecer a oportunidade de sermos ouvidos. Considero que dialogando conseguiremos mostrar e ampliar a arte da dança em Araraquara.

Maria Moema Alves Guimarães


 
 
 

Commenti


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page