Melhorar nosso quadro de dança na cidade, SEMPRE!
- Renata Pestana
- 14 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Propostas para atividades durante a Semana do Sapateado 2016 (e outros eventos de dança ao longo do ano, a ser pensado e formatado como módulos para o Dia Internacional da Dança (29 de abril) e Festival de Dança (setembro)
Proponente: Renata Pestana
- Comemoração:
Promover a divulgação da data comemorada de forma justa, ANTERIOR e EXATAMENTE NA DATA EM QUESTÃO: 25 de maio, DIA INTERNACIONAL DO SAPATEADO (o que vem acontecendo é que, em função de ser no mesmo mês ou próximo à Virada Cultural Paulista, a Semana do Sapateado tem sido exageradamente antecipada para que nossa Secretaria de Cultura consiga gestar ambos os eventos, porém, causando infelizmente uma desvalorização da arte de sapatear que em nossa cidade, como a dança em geral, é bem desenvolvida e representada e, assim, desestimulando os sapateadores e perdendo seu foco enquanto fomento e celebração);
- Fomento/Divulgação:
Sugestão para itinerância: providenciar um caminhão/palco (um caminhão onde a carreta possa ser aberta e se transformar num palco de madeira, aberto, inclusive se mantendo no nível alto do próprio caminhão para que todo o público possa ter visibilidade da cena de dança) que circule pelos bairros periféricos da cidade, provido de sistema de som (caixas, aparelho de cd, pendrive, microfone), onde sapateadores possam sapatear nesse palco (madeira) e assim, mostrar um pouco dessa arte, explicar o porquê (nascimento de Mr. Bojangles), improvisar ou apresentar o ShimSham (explicar o surgimento dessa coreografia universal da linguagem) e assim, promover a divulgação da data comemorada (dia 25/05) e sua história. Há que se mostrar que não é só "festa", energia, vibração: há estudo, tradição, trabalho, seriedade no que se faz!
-Reciclagem e Aperfeiçoamento:
Possibilidade de trazermos profissionais de fora (de qualidade) para workshop/oficinas de sapateado e rítmica (estudos musicais pois essa modalidade pede) para promovermos a reciclagem e estudo dos aunos e profissionais daqui, dividindo em níveis intermediário e avançado;
-Interação
Mostra coreográfica das escolas e grupos da cidade pode ser mantida pois acho importante termos oportunidade de mostrarmos os trabalhos locais sim, mas há que se pensar em alguma alternativa onde possamos promover a INTEREÇÃO dos mesmos.
Sugestão 1: de repente o palco móvel (caminhão) possa envolver alunos de todas as escolas participantes para circular. Nesse sentido, há que estudar uma logística quanto à datas para essa circulação e transporte dos alunos, uma vez que, se for durante semana, todos estudam e/ou trabalham e os mais novos, na maioria das vezes, dependem dos pais em os levarem e buscarem (ou disponibilizar micro-ônibus para transportar os alunos no itinerário junto ao caminhão). Caso não seja possível fazermos durante semana, tentar conciliar num sábado e domingo (checar datas no calendário e montar cronograma respeitando dia 25/05) e alavancar pais para participarem conosco, o que, a meu ver, se torna mais dificultoso pois confronta com horas de lazer familiar.
Sugestão 2- Semana do Sapateado: montar um "Flashmob" de sapateado, se possível com a utilização de placas de madeira leves onde os sapateadores possam manipulá-las com facilidade (de repente alguns sapateadores já até possuem as suas) para que possa ser apresentado em espaços não convecionais, alternativos (uma vez que o sapateado pede piso adequado para sua qualidade e som enquanto técnica e em função disso sempre ficar limitado ao tipo de piso dos locais) que possa ser coreografado e dançando por professores e alunos das escolas da cidade, com no mínimo 3 meses de antecedência, de maneira colaborativa/conjunta entre o elenco, com montagem agendada alternadamente nos espaços das escolas (para promovermos a interação inclusive nos espaços físicos das escolas envolvidas) ou até mesmo na EMD Iracema Nogueira enquanto espaço municipal de dança, se o ponto for focarmos numa única localização para facilitarmos os encontros. Obviamente tudo isso terá que ser checado anteriormante e perante autorização dos responsáveis pelos espaços.
São somente ideias que aqui sugiro e quero esclarecer que gostaria muito de ter consultado outras cabeças pensantes, companheiros da área antes, inclusive nossa Rede de Dança das academias daqui, até para compor melhor as propostas mas que infelizmente não tive como. Por isso vai como está.
Lembrando que o Dia Internacional da Dança (29 de abril) acontece antes e penso nesse sentido que o calendário seja respeitado, sendo portanto, sua programação pensada anterior à Semana do Sapateado e no 2º semestre, o Festival de Dança.
Pensei mas não consegui enxergar para aqui propor, que a programação desses 3 eventos de dança, já tradionais na cidade, poderíam ser planejados em módulos, onde um pudesse abarcar a programação do outro, os em formatos semelhantes, até para a população já ir se preparando, não sei, ainda não me clareou, mas "jogo" aqui a ideia. Pode ser que alguém enxergue algo nesse sentido em termos de compreensão e surja uma proposta mais coerente.
Espero ter sido clara e me coloco disponível para esclarecimentos.
Sintam-se à vontade para mexer, alterar, mudar e melhorar. A ideia é essa!
Melhorar nosso quadro de dança na cidade, SEMPRE!
Grande abraço e contem comigo.
Renata Pestana
DRT 15323
Comments